Rede de Bibliotecas de Vila Nova da Barquinha
Município assinala Dia da Criança com aquisição de livros e serviço de empréstimo domiciliário take away

O próximo dia 1 de junho, Dia Mundial da Criança, vai marcar o arranque do serviço extraordinário de empréstimo domiciliário take away da rede de bibliotecas de Vila Nova da Barquinha. A autarquia vai também assinalar a data com a aquisição e entrega de cerca de 60 livros para as bibliotecas escolares da Escola Ciência Viva e Escola D. Maria II.

Considerando a reabertura da Biblioteca Arquivo Templário Almourol, com regras de acesso e empréstimo, importa criar medidas que fomentem a retoma do serviço de empréstimo, com especial enfoque aos alunos do Agrupamento de Escolas de Vila Nova da Barquinha, visando fomentar hábitos de leitura e elevar os índices de literacia, através de um regime de empréstimo extraordinário que englobe as Bibliotecas Escolares.

O novo serviço de empréstimo de livros é dirigido a residentes no concelho e a todos os alunos que frequentam o Agrupamento de Escolas de Vila Nova da Barquinha, que devido à pandemia do COVID-19 ficaram privados da utilização das bibliotecas públicas e escolares.

A partir do primeiro dia de junho de 2020, os utentes da rede de bibliotecas de Vila Nova da Barquinha (Câmara Municipal e Agrupamento de Escolas) interessados deverão fazer reserva dos livros que pretendem através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., indicando o nome completo, morada, contato telefónico, títulos e n.ºs de registo que pretende (até ao máximo de 5 documentos por utilizador) e biblioteca onde se encontram os documentos. No caso dos alunos do Agrupamento de Escolas de Vila Nova da Barquinha, devem colocar o ano de escolaridade e a turma a que pertencem.

A entrega e a recolha dos livros é efetuada ao domicílio, mediante agendamento, para alunos residentes no concelho. Os alunos do Agrupamento de Escolas não residentes no concelho e restantes situações deverão efetuar o levantamento e a entrega dos livros, em data a agendar após o pedido de empréstimo, na Biblioteca-Arquivo Templário de Vila Nova da Barquinha (Biblioteca Municipal).

Os livros, previamente higienizados, serão entregues em saco. Deverão ser devolvidos nesse mesmo saco e permanecerão em quarentena. A entrega e a devolução dos livros serão feitas com recurso a equipamentos de proteção Individual. No entanto deve ser evitado o contacto próximo, cumprindo as regras de distanciamento social.

A prestação do serviço e a sua continuidade estão dependentes da evolução da situação epidemiológica em Portugal, sendo avaliada a sua manutenção ou extinção de acordo com as medidas emanadas do Governo e as recomendações da Direção Geral de Saúde.

Na definição do serviço extraordinário foram seguidas as "Recomendações de Boas Praticas na Reabertura das Bibliotecas da Rede Nacional de Bibliotecas Publicas", publicitadas pela Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), adaptadas à especificidade dos espaços e serviços.

As bibliotecas da rede onde se encontra(m) o(s) livro(s) pretendidos, podem ser identificadas através das siglas:

Biblioteca-Arquivo Templário de Vila Nova da Barquinha: BATVNB

  • Biblioteca de Praia do Ribatejo: BMPR
  • Biblioteca Escolar da Escola D. Maria II: BEDMII
  • Biblioteca Escolar da Escola Ciência Viva: BEECV

O fundo documental das restantes bibliotecas da rede, nomeadamente da Biblioteca de Atalaia e da Biblioteca Escolar da Praia do Ribatejo, será disponibilizado aquando término da atualização das bases de dados.