O Portal da Rede de Bibliotecas (RBE) de Vila Nova da Barquinha foi apresentado no dia 5 de março, no Auditório da Escola D. Maria II.

Coube aos alunos do Clube de Música as honras de abertura da cerimónia, com a interpretação do Hino do Agrupamento de Escolas. Feitos os discursos pelos convidados, Fernando Freire, Presidente da Câmara Municipal, e Paulo Tavares, Diretor do Agrupamento, assinaram o Protocolo de Cooperação da RBE, na presença da Representante da Rede de Bibliotecas Escolares, Teresa Santa-Clara, do Representante da Direção Geral de Educação, Fernando Franco e da Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Ana Paula Ferreira. O canto lírico da aluna Beatriz Bôto fez o encerramento.

O portal foi desenvolvido pelos técnicos do Município de Vila Nova da Barquinha. Dispõe de informação sobre os vários espaços que integram a Rede de Bibliotecas, bem como notícias e informação sobre os eventos. O elemento central desta plataforma é o seu catálogo on-line, que permite pesquisar os títulos que depois podem requisitados.

As bibliotecas que integram a rede são as Bibliotecas Municipais de Vila Nova da Barquinha, Praia do Ribatejo e Atalaia, bem como as Bibliotecas Escolares da Escola D. Maria II, Escola Ciência Viva e da EB1 de Praia do Ribatejo.

A Rede de Bibliotecas de Vila Nova da Barquinha insere-se no âmbito de criação de parcerias que consolidem dinâmicas de trabalho colaborativo ao nível da organização, gestão e disponibilização de recursos documentais, bem como da promoção de dinâmicas na área das literacias.